Profano religioso?


Abordagens que exploram o senso da dificuldade afetiva ou das relações firmadas em barreiras, se bem concretizado, são efeitos de transformação no espectador. Tido como uma obra menos padrão e mais atípica da filmografia do cineasta francês Jean-Pierre Melville, Léon Morin, O Padre é um trabalho bem provocador de 1961. Aqui temos o discurso perfeito do diálogo da religião e sexualidade. Emmanuelle Riva personifica uma viúva militante do comunismo durante o terreno da Segunda Guerra Mundial. Barny busca um sentido existencial diante da dúvida quanto à divindade através do contato com o catolicismo, no caso firmado na figura do padre Léon (Jean-Paul Belmondo). Melville instala o debate que vai além, ao promover a questão de "amor impensável e proibido" diante da ateia e do padre, na França dominada pelas forças do Eixo (Itália e Alemanha) em plena ruína.


Ainda que o título leve ao atrativo da figura do padre, na verdade o belo roteiro centra-se nas dúvidas e ânsias da comunista Barny. É um filme feminino. Melville promove um olhar singelo, bem sensível e firmado nas perspectivas dessa mulher — logo no início o público percebe, através da narrativa em off, pontuando as visões pessoais da protagonista, que existe ali uma história situada no olhar dessa mulher em busca de fé, crenças, afirmações, espiritualidade e, claro, nas motivações da sexualidade que hão de cercá-la, gradualmente. E são justamente esses tais conflitos expostos, com propriedade e certa tensão sutil, é que torna essa obra indispensável.

Interessante que o roteiro constrói a relação da ateia com o padre através de diálogos reflexivos, fortes e diretos — como na sequência inicial que ambos se conhecem, dentro do confessionário, através de uma divisória, num traquejo de câmeras bem originais, promovendo várias angulações diante dos respectivos olhares dos dois. O público percebe ali o contato imediato e o centro do debate proposto por Melville: a mulher descrente de tudo, com opiniões próprias, indagando questões que envolvem a manifestação de Deus e a relação com o homem; contrapondo-se com as opiniões incisivas do padre que sempre responde à altura, disposto a exemplificar a determinação do cristianismo. Dois humanos tão díspares, mas ligados. Os diálogos são bem lúcidos, poéticos e até subjetivos.

Ao passo que o Léon, O Padre manifesta a aproximação dessa mulher com o padre, o contorno dramático passa a estimular uma vertente mais além: o desejo. Barny passa a se interessar pelo padre. Existe ali um interesse mais afetivo que se mistura ao caráter libidinal, visto que Jean-Paul Belmondo representa, obviamente, o homem generoso, exímio bondoso, de beleza ímpar e atitude masculina — ou seja, capaz de promover qualquer tesão em uma mulher carente. O que parecia ser uma troca de confidências e ajuda-existencial, atua como ponto de ebulição carnal. A provocação de Melville é nítida e não tem receios. 

A bela presença interpretativa — fundamentada na química em cena — de Riva com Belmondo faz com que esse tal apelo da sensualidade, ainda que elegante e não exagerada, ganhe forma e eleve o filme a uma potência sexual. O interesse feminino pelo masculino; o despertar das sensações; a mulher que oculta o anseio que sente pelo homem da batina surrada, do rosto angelical — a presença tão masculina corrói essa mulher solitária, diante de uma vida morna que teve que se acostumar após a perda do marido. A cena em que Barny sonha com Léon em seu quarto, culminando num beijo tão profano e sagrado, é o ápice do erotismo proposto.

A dualidade é polêmica — será ali uma relação alimentada pelo intelecto-espiritual ou físico-emocional? O filme é um exercício de diálogos que recorre às questões da moralidade, dos preceitos religiosos e das intenções da redescoberta do sexo — enquanto a relação de sentimento e apreço pela filosofia entre Barny e Léon ganha forma, aos olhos do público há o clamor de algo maior: o desejo de torcer para que haja um relacionamento amoroso por conta desse casal tão improvável. A ótica de Jean-Pierre Melville, ainda que revele certas tônicas sensíveis de apelo romântico, jamais foge da realidade ao qual a narrativa se fundamenta. Existe ali uma relação proibida diante do mundo ao redor imerso em dores, fragilidades e caos por conta da guerra. Sabiamente, o contexto histórico é priorizado, jamais tornando a obra um mero elemento fantasioso e banal. A fotografia em preto e branco torna ainda mais o desenvolvimento imagético um ato de beleza aos olhos. Sem dúvida, um filme necessário.


Léon Morin, Prêtre (FRA, ITA, 1961)
Direção de Jean-Pierre Melville
Roteiro de Béatrix Beck (romance), Jean-Pierre Melville (roteiro)
Com Jean-Paul Belmondo, Emmanuelle Riva, Irène Tunc, Nicole Mirel

7 opinaram | apimente também!:

Ccine disse...

Alguém comentou desse filme comigo. Me disse para ver, que possivelmente iria gostar.
Na época acabei esquecendo. Agora q li sua crítica lembrei.
Realmente preciso procurar esse filme para ver, fiquei mais curioso ainda.
Ótimo texto como sempre.

Kamila disse...

Mais um filme que eu não assisti. Mais um grande texto seu! Parabéns!

Markos Queiroz disse...

Onde trabalho tem um moça francesa, ela fala bastante dos filmes francês, eu até gosto de alguns, mas nunca tinha ouvido falar nesse, vou comentar com ela e mostrar a matéria.

Estou seguindo o blog, se puder conferir o meu e seguir também.
Abraços!

http://livronasmaos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Realmente parece um filme muito interessante. Não sou um conhecedor de Melville, tenho visto apenas seus filmes policiais, mas vou anotar essa dica aqui. Belmondo é um ator que admiro. Ótimo texto.

Abraço!

renatocinema disse...

Adoro cinema francês.

Esse não assisti.

Ao descobrir que ele discute: sexualidade, moralidade, religião fica impossível não buscar essa obra.

Parabéns pelo texto. Sou fã do seu estilo de escrita.

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Cris, boa noite meu Rei. E quanto tempo, neh?! Desculpe-me pelo sumiço (estou fazendo pós). Mas passo por aqui para dizer a você que, quando tiver um tempinho, vá até ao Olhar porque tem presentinho pra você.

Beijos. Saudades.

Tiago Rocha disse...

Várias discussões como religião, sexualidade, ideais, num filme profundamente profundo hehehe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aperitivos deliciosos

CinePipocaCult Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos Le Matinée! Cinéfila por Natureza Tudo [é] Crítica Crítica Mecânica La Dolce Vita Cults e Antigos Cine Repórter Hollywoodiano Cinebulição Um Ano em 365 Filmes Confraria de Cinema Poses e Neuroses